16 novembro, 2010

15º dia - P de Porque

Acho que nunca vou sair desta fase, as pessoas dizem que saimos dela ainda muito novos, eu cá acho que apenas nos aprendemos a "controlar", enquanto as crianças dizem "porque?" vezes sem conta em voz alta, nós fazemos o mesmo, mas apenas para nós.

There are those that look at things the way they are, and ask why? I dream of things that never were, and ask why not? (tradução: Há aqueles que olham para as coisas como elas são e perguntam porquê? Eu sonho com coisas que nunca existiram e pergunto porque não?)

5 comentários:

  1. Gostei mesmo muito deste post.

    Essa palavra acompanhar-nos-á durante toda a vida.
    SEm nos questionarmos ou sem questionarmos os outros como poderemos saber as respostas?


    sigo

    ResponderEliminar
  2. Tens mesmo razão, gostava de sempre ouvir um "obrigada" depois de algo que fiz, porque eu também o faço aos outros. Pergunto-me , porque é que não nos tratamos todos da mesma forma ? é que é mau /:
    Votas-te e foste a única querida xb

    ResponderEliminar
  3. JOANA. Tiraste-me as palavras da boca. Claro que hoje em dia ainda perguntamos "porquê". Se não o fizessemos é porque tinhamos deixado de olhar para o mundo da mesma maneira. A verdade é que quando somos crianças tudo para nós é uma eterna novidade e tudo nos espanta, desde o aspirador, frigideira, carro novo do pai. Quando crescemos essa admiração é deixada para trás. E tenho a certeza que quando fossemos crianças se nos pusessem um homem a voar à nossa frente ficariamos espantados sim, porque todos os dias viamos coisas novas. Desde o nosso pai a fazer a barba, a mãe a aspirar a casa... Hoje sabemos que isso não é possivel. Os homens não voam. Então ficariamos assustados. Introduzimos do senso comum que os humanos não voam, enquanto que enquanto crianças não o sabemos, por isso é que é muito importante não introduzirmos o senso comum. Quando o fizermos é sinal que nos habituamos ao mundo e que já nada nos espanta. Perdemos o nosso sentido critico e o sentido real de ver as coisas tal como elas gostariam que as vissemos. E tal como Alberto Caeiro disse: "Sinto-me nascido a cada momento do mundo. Tudo para mim é uma eterna novidade." , é assim que devemos ser. Sentimo-nos nascidos a cada momento. Espantarmo-nos com coisas banais, porque ainda temos aquela curiosidade de criança.

    Desculpa o ENOOOOOOORMEEEEEEEEEEE comentário, mas ADOREI este post.

    ResponderEliminar
  4. já tinha ouvido essa frase em kk lado e adora-a!

    ResponderEliminar